Especialista em marketing digital e automação de marketing, tendo desenvolvido diversos projetos em distintas áreas, em especial, para o segmento de Educação. Estuda de forma recorrente todos formatos de aplicação de marketing digital e tem profundo know-how no uso de email marketing.

HENRIQUE CARAVANTES
Profissional com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Marketing e Design.
Especialidades: Marketing Digital, Design, UX, UI, Martech, Email Marketing, Marketing, Desenvolvimento de Produto, Martech Ecommerce, SEM, SEO, Metodologias Ágeis, Branding e Identidade Visual.
Cargos pretendidos
- Gerente de Marketing Digital
- Gerente de Marketing
- Gerente de Conta
- Product Manager
- Líder de UI/UX
- Líder de Design

Natural de Porto Alegre (Brasil).
Reside no
Porto
Disponibilidade de mudança para outros distritos!
Cartão de Residência permite exercício de atividade profissional.
perfil profissional
Carreira Profissional
Janeiro 2015 – Novembro 2017
Grupo A Educação
Coordenador de Marketing
Responsável pela estratégia de marketing do segmento editorial (Artmed Editora, Bookman Editora, Penso Editora, Artes Médicas Editora) e auxiliar no planejamento, execução e desenvolvimento das estratégias de marketing dos outros núcleos de marketing da empresa.
Atividades
-
Plano de criação, revisão e implementação de novas features de plataforma proprietária do eCommerce (https://loja.grupoa.com.br).
-
Propostas de melhorias de UI e UX do eCommerce, por meio de criação de protótipos navegáveis.
-
Gestão e execução da estratégia de lançamento dos livros e eBooks produzidos pelo selos editoriais do Grupo A.
-
Definição do plano de mídia do eCommerce.
-
Estratégia da presença digital das editoras nas redes sociais.
-
Gestão da equipe de design e marketing.
-
Participação na concepção da estratégia para eventos institucionais.
-
Gestão de design dos stands e materiais para eventos do Grupo A.
-
Gestão da estratégia de marketing e design da marca corporativa (Grupo A Educação).
Janeiro 2014 – Dezembro 2014
Grupo A Educação
Analista de Marketing
Responsável por coordenar time de design e auxiliar na criação e na estratégia dos materiais dos livros e eBooks das editoras do Grupo A.
Atividades
-
Auxílio no planejamento e estratégia do eCommerce do Grupo A.
-
Gestão e criação dos materiais promocionais para o eCommerce do Grupo A
-
Criação gráfica e codificação de email marketing para o eComerce do Grupo A.
Agosto 2008 – Dezembro 2013
Grupo A Educação
Designer
Responsável por criar materiais gráficos, tanto para mídia impressa como para a mídia digital. Essa experiência oportunizou ter uma visão de como demandas devem ser formatadas para que uma equipe de criação consiga produzir materiais relevantes e condizentes com a necessidade do negócio.
Atividades
-
Auxílio no planejamento estratégico do eCommerce do Grupo A.
-
Criação dos materiais promocinoais para o eCommerce do Grupo A.
-
Criação gráfica e codificação de email marketing para o eComerce do Grupo A.
Janeiro 2005 – Augusto 2009
Grupo A Educação
Produtor Gráfico
Especialista no desenvolvimento de materiais promocionais impressos e digitais, bem como responsável pela gestão de arquivos de livros.
Atividades
-
Desenvolvimento de materiais promocionais animados em Flash.
-
Criação de apresentações para a Diretoria.
-
Criação gráfica e codificação de email marketing para o eCommerce do Grupo A.
-
Fechamento de arquivos para impressão
-
Criação de materiais impressos e digitais como: folders, convites, flyers, banners, emails marketing, hotsites, etc.
Janeiro 2012 – Presente

Desde 2012, fora do horário dedicado ao Grupo A e – principalmente – nos finais de semana, passei a desenvolver projetos para outras empresas. Estes trabalhos foram assinados pela empresa que criei, intitulada Vaholl.
Neste período de transição Brasil / Portugal realizei projetos para várias empresas, estes projetos foram importantes, pois permitiram conhecer novos segmentos e práticas de mercado que agregaram muito conhecimento para a carreira.
“A confiança de clientes que demandam trabalho, fez com que eu tivesse uma tranquilidade financeira durante o período de espera do visto para trabalho em Portugal, bem como permitiu que eu me mantivesse profissionalmente ativo, aprendendo e praticando novas práticas de marketing e design.”
Henrique Caravantes
Trabalhos realizados:
- Projeto de identidade visual de marca.
- Projeto de naming.
- Projeto de gestão de marketing digital (inbound marketing).
- Desenvolvimento de sites.
- Criação de apresentação para prospecção de investimentos.
- Desenvolvimento e auxílio na estruturação digital de marcas.
Carreira Acadêmica
Agosto 2008 – Agosto 2014
UniRitter Laureate Universities
Bacharelado em Design
Ingresso no segundo semestre de 2008. Durante todo o curso, Henrique manteve atividade profissional paralela as atividades acadêmicas.
Finalizou o curso com grau médio 8,51/10.
10
Nota Máxima
Trabalho de Conclusão de Curso
ARGUI: Aplicativo móvel para remuneração por indicação de produtos e serviços nas redes sociais da internet
Atividades
-
Introdução ao Projeto Gráfico:
Projeto de Sistema de Identidade Visual: Valhalla Escritório de Desenho -
Projeto Gráfico I:
Projeto de Sistema de Sinalização para Centro Logística de Grupo Editorial
-
Projeto Gráfico II
GNC Cinemas: Redesenho de Identidade Visual -
Projeto Gráfico III
Projeto Editorial: Vista Monumental – História, Arquitetura e Amor -
Projeto Gráfico IV
Balboah: Projeto gráfico de eCommerce de Moda e Vestuário
-
Hipermídia
ModaNerd.com: Blog de looks inspirados no mundo pop
Abril 2016 – Dezembro 2017
UniRitter Laureate Universities
MBA de Marketing
O curso foi finalizado em dois semestres e o artigo, que era o projeto final do curso, obteve nota máxima (A), com orientação da professora Virginia Westphalen Moreira.
Atividades
-
Auxílio no planejamento e estratégia do eCommerce do Grupo A.
-
Gestão e criação dos materiais promocionais para o eCommerce do Grupo A
-
Criação gráfica e codificação de email marketing para o eComerce do Grupo A.
A influência da recomendação de restaurantes nas redes sociais
da internet.
Depoimentos
o que diz quem já trabalhou com Henrique
Membro
PortoUX
O PortoUX tem como objetivo tornar recorrente a discussão e o debate em torno da Experiência do Usuário na cidade do Porto. O grupo é formado por profissionais e entusiastas da área e organiza eventos para com intuito de reunir a comunidade local.
Henrique entrou no grupo em Fevereiro de 2017 e auxilia – principalmente – na criação dos materiais. Foi responsável pela atualização da identidade visual do grupo.




Fundador
Grupo Mkt Digital
O Grupo Mkt Digital tem como objetivo criar uma comunidade para partilhar conteúdo de Marketing Digital gratuitamente.
Henrique fundou o Grupo Mkt Digital no final de 2018, criou a identidade, site e está organizando os eventos.